A nossa vida é marcada por uma dinâmica de desenvolvimento, em que a todo instante buscamos condições melhores para o nosso cotidiano. Se uma pessoa deixa de ter o comportamento dinâmico, a própria família, os amigos, ficam extremamente preocupados e geralmente tentam ajudar esta pessoa.
Se levarmos em consideração a vida de uma sociedade, este mesmo ideal de desenvolvimento deve ser buscado por todas as pessoas que a integram. No caso do município de Tucano - Bahia que completa 174 anos de vida, inexiste esse comportamento dinâmico por parte da gestão pública, e o pior: muitas pessoas parecem ter perdido a esperança, e não mais acreditam na mudança do município. Ultimamente, nem ao menos o seu aniversário é comemorado...
A inércia da gestão pública somada ao comportamento estático da sociedade, nos leva a uma triste realidade semelhante ao estado comatoso de um ser humano. Vejamos o conceito de Coma: Estado no qual uma pessoa perde completa ou parcialmente a consciência, não tem reações nervosas, ou reage pouco ou nada a estímulos externos. Fazendo uma analogia podemos concluir que o município de Tucano está na UTI!
Estivemos recentemente nos Distritos de Poção, Lagoa de Dentro, Bizamum, Morumbi, Mandacaru e Rua Nova e pudemos constatar o total abandono das estradas vicinais, as precárias condições de algumas escolas municipais, a inadmissível falta de água em um município com a maior bacia hídrica que inclusive serve para outros municípios, a inexistência de atendimento médico efetivo nesta região (lamentamos aqui a morte de uma pessoa muito importante, a Sra. Mailda, ex-vereadora, que lutou durante toda a sua vida pública em busca dessas e outras reivindicações).
Além desses problemas já bastante conhecidos por todos, estão surgindo novos problemas inerentes ao crescimento de qualquer sociedade, tais como: o aumento do número de acidentes automobilísticos (não temos condições nem ao menos para remover um acidentado como é preconizado), o avanço das drogas (sem o devido funcionamento da segurança pública para coibir a criminalidade relacionada a isto).
Considerando a comparação feita anteriormente, é indispensável que se conclua este artigo respondendo a pergunta: o que poderia ser feito para “tratar o estado comatoso de Tucano”? Boa parte dos estados comatosos nos seres humanos é de etiologia cerebral. Indubitavelmente, no caso do estado comatoso de Tucano o mesmo também seria de origem “cerebral”, ou seja, tudo começa na gestão pública. É preciso que as pessoas, as familias ajudem o Município, reagindo para mudar o modelo de gestão pública. É preciso valorizar o instrumento mais precioso de luta: o voto. É preciso mudar não somente o executivo, mas também o legislativo para que este trabalhe independente do executivo, afinal de contas é desse jeito que a lei maior preceitua. Desta forma o nosso município poderá ter um aniversário melhor, mais digno
*Artigo elaborado por Dr. Igor Moreira Nunes – Médico CRM/BA 18.815 – Advogado OAB/BA 22.401
Nenhum comentário:
Postar um comentário