sexta-feira, 18 de março de 2011

Agricultores acionam Justiça contra queima de barracos comanda pelo Prefeito de Ribeira do Pombal

 Agricultores acionam Justiça contra queima de barracos
comanda pelo Prefeito de Ribeira do Pombal.
 
RIBEIRA DO POMBAL - Após os acontecimentos na fazenda Sipituba, Município de Euclides da Cunha, no último dia 10, que marcaram os noticiários dos sites de toda região, a respeito do cumprimento de Mandado de Reintegração de Posse das terras do Sr. José Lourenço Júnior, prefeito de Ribeira do Pombal, que acabou transformno o que seria um ato legal a seu favor, em uma verdadeira ilegalidade, quando comandou a queima dos barracos dos acampados, os trabalhadores prejudicados, que tiveram perdas de caixa de abelha, roupas, mantimentos, etc. foram à luta por seus direitos.
Nos dias seguintes 15 e 16, esses trabalhadores estiveram no fórum de Euclides da Cunha, onde pediram providencias ao juiz pela ação da oficiala de justiça e do Coronel Gilmar, entregando representação contra o Capitão Pires, o que resultou em instarão de sindicância para verificar se houve realmente falha do comandante.
Não satisfeitos, os acampados também foram recebidos em Salvador, em audiências com o Coordenador de Desenvolvimento Agrário, CDA, Dr. Antenógenes Leitão Meireles e com o Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino José da Silva Filho que após ouvirem os trabalhadores e a PM, determinou ao comando da Polícia Militar enviar relatório da operação e ao Juiz da Comarca de Euclides da Cunha enviar, da situação processual, pois apesar de haver uma Oficiala no local ninguém foi citado, o que seria o procedimento obrigatório.
O Ouvidor agrário constou ainda na ata da audiência a fala do procurador da CDA informando que estão sendo tomadas “providencias no sentido de verificar o tamanho real da área que está declarada com mais de 14.000 hectares, investigando os documentos, e a origem”. O Desembargador ainda resolveu solicitar ao IBAMA e ao IMA que façam diligências na fazenda Sipituba para verificar possível degradação ambiental, com desmatamento ilegal e queima de Caixas de Abelhas.


Jeandro - Redação folhapombalense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário