quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sátiro Dias – Cavalgada Show supera as expectativas dos organizadores

Sátiro Dias – Cavalgada Show supera as expectativas dos organizadores

A cavalgada chegou ao Sítio Vitória ás 15h30, sendo recebida por mais de mil pessoas que vieram das diversas comunidades rurais.


 
Cerca de 1,8 mil cavaleiros de cidades da região nordeste do estado se reuniram domingo (21) na Comunidade de Pau de Leite, a 12 km do centro da cidade de Sátiro Dias, para participar da 1ª edição da Cavalgada Show, organizada pelo empresário Pedrito Cruz, com apoio da família e dos amigos.
Marta Cruz esposa de Pedrito teve participação
importante na realização do evento
Segundo Pedrito, a
 realização do evento marcou um momento novo para todos que gostam desse tipo de esporte na região e, se depender dele, a festa irá fazer parte do calendário cultural do município: “mesmo sendo organizado por um grupo de pessoas voluntárias, de boa vontade, e, sobretudo, que gostam de Sátiro Dias”, falou Pedrito.
Ainda de acordo com o empresário, a quantidade de participantes foi acima do esperado: “Imaginava por volta de mil cavaleiros, já que essa foi o primeira a ser realizada, pois, ainda nem é tradição”, disse.
Ás 10h da manhã, o largo da comunidade começou a ser ocupada por cavaleiros e amazonas. As 12h30, teve início o trajeto de 14 km, sendo 12 km até a cidade de Sátiro Dias e mais 02 km pela BA 233, que liga Sátiro à Inhambupe. A cavalgada encerrou no  Sítio Vitória, onde foi montada uma mega estrutura com palco, som, sanitário químico e vários toldos para barracas de bebidas e alimentação.

O empresário Marivaldo Alves parabenizou a
Pedrito pelo grande evento
Cortejo
Debaixo de sol muito quente, o número de participantes da cavalgada foi sendo ampliado ao longo do desfile. No alto do carro de som, a dupla de repentistas Zé Antônio Cearense e Passinho, aboiavam inspirados pela paisagem formada pelas “roças” de pequenos agricultores e as boiadas, nos pastos maiores, cujo gado corria em direção as cercas enquanto ouviam aboios tradicionais do sertão.
“A Cavalgada nasceu forte e vai crescendo a cada ano, é muito gostoso ver gente de toda região presente neste evento”, falou o pecuarista Paulo Trindade Mota, que se deslocou com mais cinco amigos do município de Aporá.
A primeira parada aconteceu no Povoado de Pocinho, depois passou pela Comunidade de Varões, Baixa da Lagoa e Alto do Cruzeiro, até chegar à sede, onde uma multidão aguardava nas calçadas, aplaudindo os vaqueiros que passavam pelas ruas da cidade.
A cavalgada chegou ao Sítio Vitória ás 15h30, sendo recebida por mais de mil pessoas que vieram das diversas comunidades rurais.

Shows

Mastruz com Leite marcou o grande público presente
Intitulado de Cavalgada Show, o evento contou com a presença do grupo Forró Repente (Miudinho e Passarinho), a banda de forró Mastruz com Leite e Sela Rasgada.A dupla Miudinho e Passarinho cantou músicas sertanejas, forró, além de fazerem versos de repente, destacando a importância do evento.
A noite, após a apresentação de artistas locais, aconteceu o show com a Banda Sela Rasgada que apresentou músicas conhecidas da vaqueirama, a exemplo Feitiço Matador, Ponto G,  Beber Sem Fazer Pausa e Civilização.

Mastruz com Leite marcou o grande público presente

Com a Banda Mastruz com Leite ficou o ponto mais alto do evento, a mesma mostrou porque foi criada em 1990 na cidade de Fortaleza revolucionando os padrões do forró, e  consagrada como a maior Banda de Forró do mundo.
Tocando para um público estimado pela comissão organizadora, de cinco mil pessoas, os vocalistas Neto Leite, Raynner Rylker e Samila França fizeram todos tirarem os pés do chão com a canção “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. O show contagiou crianças, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos, sem perder a identidade e a qualidade musical, valorizando o evento que já desponta como uma futura tradição cultural para o município de Sátiro Dias.

Por: Valdemí de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário